terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cauby Peixoto, personagem da famosa Ipiranga com São João


O eterno professor está de volta ao intimista e boêmio palco do Bar Brahma, que encontra as mais famosas avenidas de São Paulo, reverenciadas por Caetano Veloso, em Sampa. O casamento de Cauby Peixoto com o Bar Brahma já vem de longas datas, o intérprete da voz mais aveludada da música brasileira passeia por sucessos eternizados em seu timbre marcante e toca com nostalgia o seu público.

Em meio a “Conceição”, “New York, New York” e “Hey Jude”, Cauby recorre aos escritos em sua frente para não errar nenhuma palavra de canções, em que ousa remontar sob sua voz, e ele sabe como fazer isso. A idade já não lhe permite prolongar tanto as músicas, nem explorar demais as partituras, porém lhe faz retratar o sentimento mais belo, símbolo da história da música brasileira, o amor que Cauby Peixoto tem pelo que faz.

Cauby é o ícone máximo de musicalidade, ele era chamado de Elvis Presley brasileiro, ele foi um dos ídolos de Roberto Carlos, antes de ser o grande sucesso que é, ele foi e ainda é o galã de suas fãs, que ainda o ovacionam e emitem palavras de carinho e saudades daquela juventude, onde fazer rock era uma arte. Nesta última segunda-feira, a atriz Marlene Silva abrilhantou o Salão Nobre do Bar Brahma com sua presença, e foi galanteada por Cauby com a composição de Tom e Vinícius, “Se Todos Fossem Iguais a Você”.

A banda acompanha o Professor com um compasso dirigido por sua intensa voz, Cauby brinca no show, permite ao maestro cantar “Madalena”, de Ivan Lins, e do mesmo compositor marca seu timbre em “Lembra de Mim”. Cauby causa-me emoção sempre que o ouço, seu olhar é um caso de amor com a interpretação das canções, eu calo-me e deixo de lado qualquer coisa para notar sua técnica vocal, seu perspicaz acompanhamento com as notas e seus suntuosos cortes de paletós.

É uma pena ter que deixar brevemente de lado meus sinceros elogios à Cauby, para dialogar sobre a péssima postura que parte do público tem em diversos shows. Eu não entendo porque as pessoas pagam para assistir uma mostra musical e sentam para conversar, enquanto o cantor exerce com sensibilidade o seu ofício. Será que ainda estamos na época das boates dos centros das cidades, onde futuros grandes nomes da música cantavam para o barulho dos “espectadores”? Show é para se apreciar, para perceber a notável interpretação do artista, para ouvir num todo tudo aquilo que vem do palco. Se for para conversar é mais interessante e respeitoso nem sair de casa. Eu tive vergonha pelos falastrões que estavam presentes no espetáculo, pois é preciso ter um pouquinho só de senso capaz de fazer qualquer público calar-se diante de uma canção, delicadamente entoada por um intérprete do quilate de Cauby Peixoto. Em shows, falem bem mais baixo, não falem nada. Aplaudam, é isso que um artista merece.

O Bar Brahma possuí uma das melhores recepções de espetáculos em São Paulo, sua arquitetura preservada consolida diversos ambientes com atrações simultâneas e de perceptível qualidade. A esquina mais famosa da capital paulista recebe novamente, aos brindes de um delicioso chopp e ótimos petiscos, o homem da voz de ouro, o personagem de discos e CDs com um dos mais lindos repertórios da história, Cauby Peixoto.

Nesta segunda-feira, Cauby me fez recordar de um outro show em que cantava canções de Roberto Carlos, dias após o seu lançamento do memorável álbum “Cauby Canta Roberto”, e que recebi com a elegante assinatura do Professor estampada por seu autógrafo na capa. Nesta ocasião, assim como hoje, Cauby interpretou a canção “Desabafo”, que em sua passagem no Bar Brahma tive a oportunidade de cantar versos dessa sublime composição ao lado dele, e foi este episódio que inspirou-me a embarcar num projeto que será dedicado por mim ao Cauby, e que brevemente será divulgado. Quem vê e ouve o Professor, jamais permitirá que os ouvidos esqueçam de sua voz.

Cauby Peixoto está no Bar Brahma, em São Paulo, todas as segundas-feiras, às 22h30. O couvert artístico custa R$ 78,0 e é recomendável que seja feita a reserva. O artista Luiz Maurício fica por conta de entreter o público com seu famoso boneco e sua caracterização impecável dublando e fazendo o cover de Cauby, antes do astro subir ao palco. Fotos: Ricardo Sorrentino

Um comentário:

  1. minha filha está lá nesta noite...histórica 20 de agosto de 2012
    ela,cantora com 26 anos e ama Cauby!!
    é um grande e especial momento para ela
    Parabéns pelo post belissimas palavras que vc dedicou a Cauby Peixoto, mais que merecidas.

    ResponderExcluir