Direção

Documentário

Bravo! A Arte do Humor

Direção
Nyldo Moreira

Produção
Fernanda Araldi e Izis Bispo

Sem qualquer patrocínio, o documentário “Bravo! A Arte do Humor” foi produzido em São Paulo, com o apoio dos próprios atores, que contaram suas histórias no teatro e na televisão. Com mais de vinte depoimentos e imagens históricas e atuais, o curta retrata a importância do humor para a saúde e para a discussão de temas políticos, sociais e econômicos. O curta-metragem começou a ser esboçado há 3 anos, pelo crítico de teatro Nyldo Moreira. Apaixonado pelo teatro, o jornalista e ator passou a estudar a história da comédia teatral no Brasil, e como o teatro pisou no País. A produção discute um tema inédito, tanto para a literatura, quanto para o cinema, visto que não há registros de projetos sobre o humor. O documentário fala da chegada do teatro no Brasil e da censura na Ditadura Militar, além de homenagear Paulo Autran, Dercy Gonçalves, Nair Bello, Jô Soares e Chico Anysio.

Participação
Fulvio Stefanini, Marcelo Denny, Felipe Carvalhido, Elias Andreato, Fafy Siqueira, Ary Toledo, Tadeu di Pietro, Cris Nicolotti, Glória Menezes, Arlindo Lopes, Tiago Pessoa, José Rubens Chachá, Marcelo Tas, Felipe Andreoli, Oscar Filho, Juan Pastor, Ben Ludmer, Nany People e Bruno Motta.



Documentário

Filhos do Afeto


Direção
Nyldo Moreira

Produção
Glauco Souza, Janaína Cavalheiri, Jaqueline Pedroso e Silvia Poli

Talvez, há décadas atrás, não se imaginava que casais do mesmo sexo pudessem almejar e construir suas próprias famílias e ainda terem nela uma criança registrada pelo casal. “Filhos do Afeto” mostra, através de duas histórias de famílias, de um especialista na área e da psicanalista e política Marta Suplicy, as dificuldades de um casal homoafetivo adotar uma criança no Brasil e também exibe o convívio de casais que já tem uma criança adotada ou está para entrar no processo, mostra ainda, através de comoventes relatos, a afetividade e amor com que cada casal dedica-se ao filho. Os primeiros registros de adoção chegaram a lavraturas nacionais e ganharam a mídia, outros nem sequer foram aceitos ainda, muitos lutam para terem o nome do casal na certidão do filho adotado, mas buscam na justiça, além da adoção, o direito ao registro de dois pais, ou duas mães. Revelam seu afeto, sonhos e conquistas, são pais que amam e são amados, porém ainda dependentes da lei e atingidos pelo preconceito da sociedade.

Participação
Enézio de Deus Silva Junior

Marta Suplicy

Vasco Pedro da Gama
Júnior de Carvalho
Theodora Carvalho da Gama

Simone Angélica da Silva
Maria Auxiliadora Souza Bezerra - “Dora”
Mirela de Souza Bezerra