Literatura

Entre o Céu e a Terra

Autor: Nyldo Moreira
Gênero: Ficção/Romance
Sinopse em vídeo:
http://youtube.com/watch?v=QziZl_dNurc

No ano de 1890, quando a Igreja ainda era poderosa instituição, além de religiosa, também política, Ângela, prostituta brasileira envolve com seu charme um bispo do catolicismo romano. Ela que morava em Milão, num inverno viaja para Genebra onde descobre-se grávida de Dom Marlon Esmond, que crava uma luta ao renegar o filho por temer os castigos da Igreja. Essa criança nasce num quarto de um hotel, onde fora cenário de aventuras sexuais de muitos homens casados e solteiros. Simon Dutra, que levava apenas o sobrenome da mãe cresce num tradicional colégio da Suíça. Um menino isolado, que torna-se também um adolescente reprimido por suas atitudes estranhas, ao pintar quadros e escrever poemas. Descobre-se apaixonado por Sarah, filha de um casal Russo, que antes de completar o ciclo educacional a retira do colégio.
Com o passar dos anos, Simon aprecia as sutilezas e canalhices do tempo. Vivendo na capital do relógio, Genebra, busca entender as partículas deste tempo que vão além dos ponteiros destes relógios. Ele passa a criar obras de arte que protestam as atitudes políticas de países Europeus e Latinos, ataca diretamente a Igreja e os poderes econômicos. Em pleno cenário de Primeira Guerra Mundial e Fascismo, ele deturpa obras de Da Vinci, Picasso, Debret, Delacroix e outros artistas, além de criar seus próprios quadros. Simon passa a ser perseguido e vigiado, trafica mulheres brasileiras para as prostituir em Genebra e fazê-las personagens de seus quadros. É esconjurado da Igreja, a qual freqüentava apenas para opor-se. Nunca pôde expor suas obras por intervenção das instituições políticas e religiosas.
Refugiado na Rússia, Simon reencontra Sarah ainda mais bela, parecida com as curvas desenhadas em telas dedicadas a ela, deleitando palavras, tais quais as escritas nos poemas. Sem saber que aquela menina dos olhos claros, pele serena e cabelos aveludados deixara sua vida tradicional na casa dos pais, para seguir o terrorismo Islã, Simon envolve-se novamente com Sarah, a ponto de participar de atos terroristas e ameaças ao que sempre condenou em suas telas. Agora já não era só o pincel o instrumento de protesto, sua namorada e a facção terrorista iam além dos quadros e poemas.
Trinta anos após seu nascimento, Simon é assassinado friamente, assim o livro “Entre o Céu e a Terra” semeia pistas e desvenda mistérios para que o leitor sinta-se detetive deste romance e tragédia. Estes leitores terão a companhia de Ângela, a mãe de Simon, que viaja para o sul da Itália, onde Dom Marlon terá que também descobrir se foi a Igreja ou a própria Sarah que matou o artista esconjurado, reprimido, refugiado e ao mesmo tempo romântico. Ainda, Ângela vai a busca dos quadros de Simon, que perdem-se no tempo, parte deles é usado para revolucionar o mercado de arte no Oriente Médio, outra parte é calada pela Igreja para que seus dogmas sejam preservados. Além de descobrir quem o matou, teremos que descobrir quem o roubou depois de morto. E saberemos do destino de todos os personagens envolvidos na trama ao se envolverem com poderosos limites e segredos do nazismo Alemão, do fascismo na Itália, da Primeira Guerra Mundial, do poder de Roma, da religiosidade islâmica, dos segredos da Igreja e do tráfico humano para prostituição na Suíça.*


*Qualquer semelhança entre os personagens e a história do livro com a realidade é mera coincidência.