segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Quem matou Maria Helena?

Foto: DivulgaçãoDa série: "quem matou?" surge no teatro um novo texto, com um ar de comédia clássica e apenas um ator desenhando e dando espaço há diversos personagens, mesclando o caricato ao autêntico. "Quem matou Maria Helena?" está em cartaz no Teatro Folha, em São Paulo, com Eduardo Martini de volta às vestes de um homem, confrontado por sua própria história e enfrentado por seus próprios personagens. Blotta Filho assina a assistência de direção do texto de Cláudio Simões.
Quem pensa que Maria Helena é o centro dessa história pode até se enganar, ou de repente seja mesmo. Mas, Mário Augusto não entra na figuração... é ele quem desencadeia toda a fúria e bom humor dessa história. Poderia ser um conto cavernoso, mas suas tiradas cômicas, com equilíbrio de exageros, combinadas ao talento imediatista de Eduardo Martini deixam o tom pastel da cenografia absurdamente visual. Mário Augusta é dono de um abatedouro de galinhas, vive com Maria Helena, que teria sido assassinada em sua própria casa. Ou não?! Como teria sido essa história? Mataram Maria Helena? Quem matou Maria Helena?

A história é envolta de um grande suspense e um emaranhado de outras histórias. O roteiro é muito bem costurado, dando linha há diversas hipóteses sem perder o ponto. Esse novelo começa a ser desembaraçado quando Martini emprega um tom exato aos personagens. Sua fala é didática e suas expressões unem teatro físico às rubricas do texto.
A luz e o cenário são singelamente corretos, não há uma falha sequer! O exagero em pequenos detalhes das histórias intensifica o humor e colorem a história que parece ser sombria. De sombria não tem nada. Apesar de tratar-se de um assassinato, a comédia policial engana pelo título e rebusca nossa atenção para os contos noveleiros.
Mário Augusto, personagem de Martini, é um noveleiro, assim como Cláudio Simões, o autor! E a inspiração nos romances policiais da TV cai no palco do teatro.
Eduardo Martini lança ao humor suas pitadas dramáticas, espirrando emoção aos olhos do público e sapecando risadas aos rostos. O ator abusa de sua qualidade física e aproveita todo o palco sem a necessidade de um jogo de cena com mais atores. Seu timbre intensifica o texto e mostra que para esse roteiro não daria para imaginar outra pessoa em cena. Eduardo desenha no palco personagem por personagem e desmascara o monólogo, tira de dentro de si uma porção de gente e junta o quebra-cabeça aos olhos do público. As marcações são o ponto alto de sua direção ao lado do Blotta.

Já sabemos quem matou Odete Roitman! Já sabemos quem matou Salomão Hayala! E quem matou Maria Helena?
O espetáculo "Quem matou Maria Helena?" está em cartaz às quartas e quintas-feiras no Teatro Folha, 21h. Os ingressos custam de R$ 15,00 (meia) a R$ 40,00. Preço justíssimo! A dobradinha entre Eduardo Martini e Blotta Filho também está no Teatro Augusta, às sextas-feiras, com o divertidíssimo "Chá das 5"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário