quarta-feira, 17 de abril de 2013

Você sabe quem foi Cleyde Yáconis...?



Grande atriz teria que triunfar em grande perda... pra nós, para o teatro, para o mundo de todas as suas qualidades!

Entristece-me saber que o palco está cada vez mais órfão e insubstituível... insubstituível, pois não há gente nova que recheie com o mesmo brilho que eles rabiscaram genuinamente a história do teatro. Esses mesmos que não podem engatar uma nova história para o teatro, lembram-se apenas da grande atriz em sua partida, silenciosa... claro que silenciosa, desde 2012 a saúde vinha lhe cobrar a idade, e ninguém falava nada. Bastou-lhe um último e inesquecível papel numa novela global para findar seu brilhantismo artístico.

Irmã de Cacilda Becker, hoje venerada... claro, não está mais entre nós. Mania pérfida do brasileiro em vislumbrar o artista quando sua presença física já não cumpre-se mais. Mania besta do brasileiro, de envaidecer-se apenas de quem partiu.

Cleyde Yáconis inaugurou um dos mais importantes períodos do teatro brasileiro... parece que foi ontem que falava dela em meu TCC, parece que foi ontem que muitos artistas partiram para daí então as pessoas entenderem que nem só o fim é importante.


Mas ninguém aprende, nem na morte fazem jus ao que passou... estão todos falando da bomba em Boston. Não digo que esse seja um assunto desprezível... mas o tempo em que Cleyde passou no hospital também não poderia ter sido “o menos” das manchetes, nem da atenção dos núcleos artísticos. O artista não é fraco. Ele ;e mais do que qualquer titã. Não há nada que o pare... só aqueles que podiam incluí-lo ao mundo. Os diretores, os produtores, os investidores e patrocinadores... o público, que esquece de aplaudir!

Artista não é pra ver-se na morte em manchete do Jornal Nacional... o artista quer o palco!

De nada adianta ficarem fazendo correntes... postando suas fotos. São lindas e válidas as memórias, quando limpas de hipocrisia.

Você sabe quem foi  Cleyde Yáconis? Aplauda-a de pé... e não esqueça-se de que o Brasil a esqueceu. É assim... vide Ruth Escobar.

Cleyde não é só a mulher que dá nome a um teatro escondidinho na Zona Sul de São Paulo. Cleyde Yáconis é uma atriz, sempre será! Involuntariamente gigante pelo que foi... pelo que será em qualquer canto, em qualquer memória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário