segunda-feira, 2 de março de 2015

'É possível ter ensino de qualidade na escola pública', diz Maria Bethânia

Foto: Nyldo Moreira
O espetáculo, que nasceu há alguns anos na Universidade Federal de Minas Gerais, ainda ganha o Brasil em uma costura de canções e poesias. Maria Bethânia responde à mediação entre poetas e compositores emprestando-lhes a voz, a dramaticidade e a alegria de uma cantora que é atriz. Ou de uma atriz, que é cantora! Comemorando seus 50 anos de carreira, a baiana espalha espetáculos no Brasil e enche São Paulo de poesia. Foram quatro dias de "Bethânia e as Palavras" no Sesc Pinheiros, que encerrou ontem com um grito de alerta da artista: "é possível ter educação de qualidade em uma escola pública"!

Bethânia vem avisando nesses anos todos de carreira de que a poesia deveria estar na boca do povo e no contexto de uma sala de aula. Exalta o professor e toma como referência aqueles que a ensinaram na escola. A voz de Fernando Pessoa ecoa toda a intensidade do poeta e para mim não há ninguém que o leia com tanto empréstimo e apreço. Há uma intimidade irresvalável entre os dois!
A poesia faz-se a interlocutora entre a palavra e a paz. Cada som vindo das batucadas de Carlos César e dos violões de Paulo Dafilin também soam feito poesia. "Bethânia e as Palavras" é um estado de poesia.
Alguns textos são devera interpretativos. Parecem a briga entre Deus e o Diabo, ou o pecado de Eva e Adão... ou qualquer prece a um Deus... a um orixá, ou a um homem. Parecem a natureza respirando. O som de Maria Bethânia parece bem com natureza respirando. Doce e selvagem.
Eu já assisti a este espetáculo diversas vezes, porque ele é incansável e terapêutico. Cada vez que o vejo descubro uma palavra nova, uma lágrima diferente e um sorriso mais aberto ou mais tímido, dentro de cada verso. Parece que há uma poesia nova em cada espetáculo, mas o que há são novos olhares e disposições auditivas que nos levam a emoções diferentes. A poesia está para a psiquiatria muito mais do que a psiquiatria para a medicina. Sem qualquer desmerecimento! A poesia é uma didática precisa, imediata e até duradoura.
Não há um só momento em que a poesia descanse no palco de Bethânia, a não ser sob a beleza do silêncio em que o público respira e nos intervalos métricos entre uma palavra e outra. A poesia permite o berro e o silêncio em um verbo!
Bethânia fará apresentações novamente em São Paulo ainda este mês, no HSBC Brasil. O Show "Abraçar e Agradecer" traz músicas do álbum "Meus Quintas", pela Biscoito Fino, e será em comemoração aos 50 anos de carreira. Os ingressos já estão esgotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário