quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Cats", um musical cheio de garras revira os latões e becos no palco do Teatro Abril


Prendam seus cachorros, pois diretamente da Broadway, um dos mais famosos espetáculos solta seus gatos em São Paulo, onde o Teatro Abril apresenta o musical Cats. O bairro da Bela Vista, famoso por seus tantos teatros, traz mais uma vez uma superprodução, e nada que fique devendo para espetáculos como O Fantasma da Ópera e A Bela e a Fera, pois desde março muita gente tem ido ver os famosos gatinhos do Cats.

Do poeta americano T.S. Eliot, Cats foi baseado em 14 poemas do livro Old Possum’s Book of Practical Cats, que teve sua primeira publicação em 1939 e foi inspirado no comportamento dos gatos do próprio autor. As letras de Tim Rice e os arranjos do inglês Andrew Lloyd Webber foram mantidos no espetáculo, porém os 38 atores encenam e cantam músicas em português, inclusive canções de Toquinho. Os personagens são muito bem caracterizados, o figurino é também um dos pontos que impressiona o público e torna-se bem mais visível quando os felinos usam os espaços entre a platéia para caminhar, aí sim tudo fica realmente parecendo uma invasão de gatos. Desde a maquiagem à voz dos atores tudo é de nos deixar estonteado, o primeiro ato talvez leve algumas crianças e outros aos bocejos, por ainda introduzir as aventuras que virão no show, mas logo o entusiasmo toma conta dos felinos quando a história ganha seu climax e surpresas.

Todo espetáculo gira entorno da tribo Jellicle Cats, que naquela noite reúne-se para escolher os seus melhores, num cenário cheio de efeitos mecânicos e de iluminação, sem economizar nada na produção todo o amontoado de lixos do beco foi confeccionado com muito luxo. O líder da tribo, um gato velho e muito saudoso de sua profissão de ator, que é relembrada no palco salientando grandes nomes e retratando o passado dele, Old Deuteronomy, é quem escolhe qual deles irá para um lugar especial chamado Heavyside Layer, onde poderá renascer para uma nova vida. Porém apenas um dos gatos não pode compartilhar, uma gata triste e cabisbaixa, interpretada por Paula Lima, Grizabella abandonou o grupo anos antes para explorar o mundo afora, porém tudo terminará com grandes e emocionantes surpresas.

Com humor, sutileza e encanto Cats já foi apresentado em 20 países e 250 cidades e ainda estará em cartaz até o mês que vem aqui em São Paulo. O preço não é dos mais doces, porém não fica abaixo da tabela que o Teatro Abril costuma apresentar, e não deixa de valer a pena investir em ser publico deste tão bem sucedido musical.

Um comentário:

  1. Eu fui e me diverti,,tenho apenas 12 anos e amei essa peça "Cats" para sempre!!!

    ResponderExcluir