segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Nana, Dori e Danilo comemoram os cem anos de Dorival Caymmi

Nana, Dori e Danilo Caymmi. Foto: Nyldo MoreiraNa mesma data em que Dorival Caymmi deixou para a música uma perda irreparável, seus filhos Nana, Dori e Danilo Caymmi reuniram-se no palco do HSBC Brasil para um show histórico, apresentando sucessos imortais do repertório de um dos maiores compositores brasileiros.
Dorival Caymmi, se estivesse vivo, teria feito 100 anos em abril. A música de Caymmi é uma história poética do Brasil, é como se ele descrevesse em letras o cheiro de sua Bahia e a vida de cada brasileiro. Danilo e Dori Caymmi abriram o show pra cima, com sambas que registraram a vida do pai no Rio de Janeiro, cidade que o adotou. Os irmãos desfiaram a beleza da música de Caymmi e trouxeram fragmentos do pai em suas vozes, no mesmo dia 16 de agosto, quando há seis anos o poeta partiu.
Danilo Caymmi. Foto: Nyldo Moreira
Como flechadas de morfina, Nana Caymmi arrebatou aplausos ao extasiar com sua voz. Nana, considerada uma das mais belas vozes do Brasil, pra mim do mundo, deixou vazar pelos olhos o brilho de ternura entre os irmãos. Era como no ano em que Caymmi, da plateia, assistia os filhos o homenagearem. Foi como se ele estivesse por ali, esperando os filhos "arrebentarem" a cada canção!
Dori Caymmi. Foto: Nyldo Moreira

Não faltou sucesso, aliás, o que de Caymmi não é bom?! Ele divertia-se amando suas letras e era rigoroso com seus intérpretes. Ninguém, saberá com maior louvor, interpretá-lo, se não os filhos. Abrindo exceções, claro, para Gal e Bethânia, que levam na intimidade as canções para suas vozes.

Nana não deixou o protocolo de lado, molhava a boca no uísque, reclamava da excessiva iluminação e surpreendia a cada interpretação. Ainda há muito para a música aprender com Nana! Ainda há muito que espelhar no gigantismo triplo dos Caymmi.

Nana Caymmi. Foto: Nyldo Moreira

O HSBC Brasil relembrava os grandes encontros da música brasileira, ao trazer para o palco um dos mestres da composição nas vozes de sua prole. Caymmi permanece vivo, pela trilha de Nana, Dori e Danilo e dos netos, que não deixaram quebrar a mais bela das correntes místicas. Stella Caymmi, a neta, também relembra o avô numa recém-lançada biografia.

Danilo chamou o público para cantar a cappela e ouvir da plateia a importância que Caymmi tem para a música. Caymmi não viveu para nada além de sua família e da música! O sagrado para ele era a música, para mim é a música dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário