sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Celtic Woman pela primeira vez no Brasil

Entre os dias 3 e 7 de Setembro o Espaço das Américas, em São Paulo, receberá o grupo feminino irlandês Celtic Woman. É a primeira vez que Máiréad Nestbitt, Susan McFadden, Máiriéd Carlin e Lynn Hilary irão apresentar seu repertório de influência celta no Brasil. Trazidas pela Poladian, as artistas encontraram jornalistas nessa semana e deram detalhes da produção "The Emerald Tour".

As meninas não vieram sós, trouxeram o sapateador Craig Ashurst e o gaitista Anthony Byrne, além do Aontas Choir, que completará o angelical jogo de vozes. Angelical é um adjetivo um tanto cafona, mas foi o mais próximo que encontrei para a precisa afinação das moças. Uma completa a outra, como um atrito de pérolas contemplando um elegante colar.


Celtic Woman faz um enorme sucesso pelo mundo, faltavam os palcos do Brasil! O grupo sempre encabeça a Billboard e é alvo de muitos cliques no Youtube. O repertório do show faz parte do álbum "Emerald", lançado aqui pela Universal Music Brasil.

O grupo é muito uniforme, apesar de diferenciarem suas precisas afinações. Até mesmo para enfrentar jornalistas o sorriso e as repostas simpáticas não deixam de ser similares. Elas ficaram encantadas com a receptividade brasileira e destacaram a fama da Bossa Nova nos ares europeus.

Ainda é possível encontrar ingressos para o show do Celtic Woman, no Espaço das Américas, apesar de muitos já estarem nos bolsos do público. A noite de autógrafos foi ontem, mas vale a pena ter CD e DVD em mãos. Qualquer bom cristão da música deve ter sua bíblia sagrada!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Adriana Calcanhotto lança 'Olhos de Onda'

O Sesc mantém a tradição de trazer grandes espetáculos para o circuito musical, em São Paulo. Adriana Calcanhotto jorrou "Olhos de Onda" no palco do Sesc Pinheiros, no grandioso Teatro Paulo Autran, no último final de semana, na capital paulista. Reunindo uma complexidade de delicados sucessos, a cantora dividiu a cena apenas com um violão e a mansidão de sua voz.

Como quem lapidasse cristais ao sopro, Calcanhotto desfolhava canções poéticas e visuais, que permitiam-nos visualizar pairando sobre o palco preto, rabiscado por fachos de luz.

Adriana Calcanhotto. Foto: Divulgação

Adriana Calcanhotto surgiu elegante, e valseava a voz como ondas, deitando seus olhos sobre ela. "Olhos de Onda" é um trabalho delicado, de dedilhadas carinhosas e afinação magistral. Sobre um poema de Wally Salomão, Calcanhotto permitiu a melodia de "Motivos reais banais", e incluiu na playlist "O nome da cidade", de Caetano Veloso e "Pra Lá", em parceria com Arnaldo Antunes.

A conversa com o público veio por meio da música e as serradas de dedos no violão. Uma das mais poéticas e serenas artistas do cenário musical entregava ao deleite outras incríveis composições: "Devolva-me", "Vambora", "Mentiras" e "Depois de ter você".

Apesar de completar o palco apenas com um violão, Calcanhotto não dispensou o uso de um outro recurso, e levou para a cena um radinho de pilha, inserindo na música um movimento genuíno. Como é de costume, a cantora sente-se satisfeita quando deixa a música mais bela, com alguns balaios essenciais para deixar o clássico com um toque moderno.

O álbum "Olhos de Onda" tem uma serenidade azulada, de rabiscos esverdeados, e como se desfiasse as fibras de um cristal com a ponta das unhas. Uma conotação poética para uma escritura poética.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Nana, Dori e Danilo comemoram os cem anos de Dorival Caymmi

Nana, Dori e Danilo Caymmi. Foto: Nyldo MoreiraNa mesma data em que Dorival Caymmi deixou para a música uma perda irreparável, seus filhos Nana, Dori e Danilo Caymmi reuniram-se no palco do HSBC Brasil para um show histórico, apresentando sucessos imortais do repertório de um dos maiores compositores brasileiros.
Dorival Caymmi, se estivesse vivo, teria feito 100 anos em abril. A música de Caymmi é uma história poética do Brasil, é como se ele descrevesse em letras o cheiro de sua Bahia e a vida de cada brasileiro. Danilo e Dori Caymmi abriram o show pra cima, com sambas que registraram a vida do pai no Rio de Janeiro, cidade que o adotou. Os irmãos desfiaram a beleza da música de Caymmi e trouxeram fragmentos do pai em suas vozes, no mesmo dia 16 de agosto, quando há seis anos o poeta partiu.
Danilo Caymmi. Foto: Nyldo Moreira
Como flechadas de morfina, Nana Caymmi arrebatou aplausos ao extasiar com sua voz. Nana, considerada uma das mais belas vozes do Brasil, pra mim do mundo, deixou vazar pelos olhos o brilho de ternura entre os irmãos. Era como no ano em que Caymmi, da plateia, assistia os filhos o homenagearem. Foi como se ele estivesse por ali, esperando os filhos "arrebentarem" a cada canção!
Dori Caymmi. Foto: Nyldo Moreira

Não faltou sucesso, aliás, o que de Caymmi não é bom?! Ele divertia-se amando suas letras e era rigoroso com seus intérpretes. Ninguém, saberá com maior louvor, interpretá-lo, se não os filhos. Abrindo exceções, claro, para Gal e Bethânia, que levam na intimidade as canções para suas vozes.

Nana não deixou o protocolo de lado, molhava a boca no uísque, reclamava da excessiva iluminação e surpreendia a cada interpretação. Ainda há muito para a música aprender com Nana! Ainda há muito que espelhar no gigantismo triplo dos Caymmi.

Nana Caymmi. Foto: Nyldo Moreira

O HSBC Brasil relembrava os grandes encontros da música brasileira, ao trazer para o palco um dos mestres da composição nas vozes de sua prole. Caymmi permanece vivo, pela trilha de Nana, Dori e Danilo e dos netos, que não deixaram quebrar a mais bela das correntes místicas. Stella Caymmi, a neta, também relembra o avô numa recém-lançada biografia.

Danilo chamou o público para cantar a cappela e ouvir da plateia a importância que Caymmi tem para a música. Caymmi não viveu para nada além de sua família e da música! O sagrado para ele era a música, para mim é a música dele!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Isabella Taviani volta a Sampa


A cantora e compositora Isabella Taviani, volta a São Paulo na próxima quarta (13), no Theatro Net São Paulo para lançar o seu mais novo trabalho, o DVD Raio-X, gravado no Rio de Janeiro, na Casa Imperador, com participações de Elba Ramalho, Zélia Duncan, Moska, Myllena.

Em seu repertório estão as inéditas "Se Assim for", "Ao Telefone", "Queria ver Você no Meu Lugar", em que a cantora faz dueto com Zélia Duncan, "Diga Sim", "Luxuria" e "Foto Polaroid".


Serão duas apresentações no Theatro Net São Paulo
Dia 13 de agosto (quarta-feira)
19h e 21h.

Shopping Vila Olimpia – 5º andar – Rua Olimpiadas 360

Texto e Fotos: Riziane Otoni

domingo, 10 de agosto de 2014

Cinderella no Teatro Bradesco

No último sábado (10) estreou o musical “Cinderella”, no Teatro Bradesco. O espetáculo é baseado no conto original do livro dos Irmãos Grimm, com adaptação de Billy Bond e Lilio Alonso.

Depois que Cinderella perde seu sapatinho de cristal no baile, o príncipe sai a procura da amada, e é nessa hora que acontece uma interação com o público. Os súditos escolhem algumas crianças na plateia para experimentarem o sapatinho, certamente não servirá em nenhum deles, a não ser em Cinderella.

O espetáculo é, sem dúvidas, uma das mais belas apresentações em cartaz em São Paulo, recheado de efeitos especiais como, neve, bolinhas de sabão, aromas, ilusionismo e muita fumaça.

Cinderella ficará em cartaz no Teatro Bradesco (Rua Turiassu, 2100 – 3º andar – Shopping Bourbon).
De 09 a 31 de agosto aos sábados e domingos às 16h.

www.teatrobradesco.com.br  

Texto e fotos: Riziane Otoni

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Angela Ro Ro e seus 30 anos de sucessos

Angela Ro Ro. Foto: Divulgação
É muito difícil encontrar por ai um fã clube de Angela Ro Ro fazendo escândalos em plateias, ou declarando amores pela cantora em todo canto. Confesso que não sei a razão disso, talvez seja pela proximidade que Ro Ro mantém com seu público. Isso é possível notar no show, ela e o público parecem a mesma coisa. E isso evita a tietagem, mas não é um ato proposital da cantora, vem de seu impecável comportamento artístico. Ro Ro encheu a Caixa Cultural de São Paulo no último final de semana, em três dias de shows gratuitos, cantando seus 30 anos de sucessos.


Uma plateia mista, de crianças à idosos. Uma senhora, de cabelos esbranquiçados dizia ter ido apenas para ver como ela estava depois de emagrecer e largar as "porcarias". Para uma artista irreverente, público irreverente!

Quase um stand up comedy... Ro Ro conversa como uma contadora de histórias, picantes e divinas... ou divinas picantes! No modesto salão, que improvisa um auditório, na Caixa Cultural, não caberia seu belo piano. Angela não deu descanso à voz e arriscou o francês em "Ne Me Quitte Pas", além de cantar faixas do seu último lançamento "Feliz da Vida", pela Biscoito Fino.


Angela começou sua carreira tarde, mas já acumulou 30 anos na estrada, com um registro vocal único e inconfundível. Sua rouquidão que desliza nas terminações dos versos quase que beira a beleza de um toca discos. Ro Ro é um dos trunfos da música popular brasileira, por trazer baladas a uma era de banalização musical. Ou talvez, de uma despopularização musical.



Na companhia do maestro Ricardo Mac Cord, a cantora ainda sapecou a obra prima "Amor, Meu Grande Amor" e "Fogueira", de sua autoria, sem perder a oportunidade de homenagear Maria Bethânia, que adotou a canção.

Angela Ro Ro. Foto: Nyldo Moreira


O último projeto de Ro Ro está no Canal Brasil, com o programa "Nas Ondas da Ro Ro", que conta com grandes nomes da música brasileira.

Como qualquer artista, ela depende do apoio de patrocinadores para permanecer firme na zona musical. Sim, zona no sentido de zona!!! Com os financiamentos cada vez mais oprimidos, muitos artistas estão deixando de lado a mais nobre opção de realizar shows. Encontrar Ro Ro num palco é como poder "trepar" ao som de Mozart... sei lá, talvez ela resumisse as coisas assim. Quis escrever esse trecho como ela diria num espetáculo.


"Feliz da Vida", seu último álbum reúne uma gama bacana de artistas, que até parecem heterogêneos. Mas, na companhia de Ro Ro qualquer coisa torna-se homogênea!