segunda-feira, 30 de agosto de 2010

“Três Possibilidades” um picante triangulo amoroso


Após viajar por Brasília, Rio de Janeiro e Bahia, a comédia “Três Possibilidades” esteve em cartaz no Teatro Bibi Ferreira, em São Paulo, onde encerrou sua temporada no último sábado. A história de dois homens e uma mulher que moram juntos traz uma trama entre amor e desejo. A direção é de Bia Oliveira e produção de ProMB Produções.

Vinícius, um jovem que não permite dar satisfações de sua vida, passa a dividir o apartamento, que alugava, com Leo. A convivência dos dois, no início, é de indiferença com o estilo de vida do outro, porém, com o tempo, acabam misturando seus gostos. Com a vinda de Alexia, para morar no mesmo apartamento, a rotina desses rapazes muda completamente, pois Vinícius mostra-se interessado por Alexia, que na verdade encanta-se com a inteligência de Leo e deixa-se apaixonar, porém ele desejava Vinícius. Entre traições e transparências vai se dissolvendo a relação entre os três, até que tudo chega a um fim.

Há algum tempo eu não via no teatro tal história, o texto tem um bom sentido, segue um raciocínio inteligente, dar voz aos três jovens atores para falar de sexo e amor é realmente uma ótima estratégia de aproximar o público para o que vivemos hoje. Alexia, que era apaixonada por Leo, que gostava de Vinícius, que desejava Alexia é simplesmente uma mistura entre gêneros sexuais que resultam num mesmo objetivo, o desejo de um pelo outro, ultrapassando qualquer barreira, independente da sexualidade um do outro. Lidar com a homossexualidade é vencer alguns tabus, principalmente quando na plateia há pessoas de diferentes costumes e opções sexuais e este é um ponto a mais para a produção e direção.

Em determinada cena, o ator Fernando Bacalow, que interpreta Vinícius fica nu no palco, onde toma banho, dando maior impacto ao assunto da peça. Tiago Pessoa, que vive Leo, tem ótima performance e encara seu personagem com total liberdade, não se intimida ao beijar, quando a cena absorve a timidez e exala todo o desejo, assim como a atriz Camila Hage, que interpretando Alexia certamente desperta os olhares de muitos na plateia, e no palco não perde a irreverência e sensualidade.

O figurino é bem jovem e despojado, adequado para o cotidiano em que a peça se insere, porém há excessivas trocas de roupas desnecessárias, pois não é preciso mudar a veste para alterar uma cena, pequenos elementos no palco, ou a iluminação pode ser capaz de fazer isso. Quanto a iluminação, de César Pivetti, ficou muito a desejar e também acompanhou o tom excessivo que o figurino seguiu, há muita luz vermelha no palco, ora muito claro, ora muito escuro, sem definir dia e noite, houve a intenção, porém perdeu-se toda a técnica. O posicionamento dos objetos cenográficos foi muito bem trabalhado, porém fica perdido no palco quando não acompanha uma boa iluminação. Precisa diminuir cor vermelha e azul, que deixa o cenário feio, muda a cor dos objetos e deixa o clima pesado desnecessariamente.

Muitos palavrões desqualificam o texto, para fazer comédia, ou falar de sexo não precisa abusar das palavras, acaba criando um tom de vulgaridade, o qual o tema não se encaixa. O som, na apresentação a qual acompanhei, apresentava falhas, as músicas não tinham fim quando eram para ter, ruídos estavam presentes o tempo todo. A música também foi excessiva, muito som sem precisar, uma peça se caracteriza por gestos e falas, a trilha sonora deve ser apenas uma companhia, ou uma climatização da cena, não deve tomar o espaço o tempo todo, como acontece em Três Possibilidades. A peça precisa de uma re-direção para cortar o que está demais, e dar aos atores Fernando Bacalow e Camila Hage melhor direcionamento, pois o Fernando ainda não está totalmente com a proposta do personagem, ainda há uma distância, e a Camila atrapalha a respiração com a voz, o que baixa o tom e afina demais o som de sua voz.

Fazia tempo que eu não ia ao Bibi Ferreira, porém vejo que continua precisando de uma reforma, cadeiras com rasgos, as paredes falhadas, enfim é como sempre digo – o espaço também influí na estética da peça.

Três Possibilidades viajará para Maceió em setembro e continuará com seu elenco formado. Eles estão no Facebook e acredito que se reformulados os exageros o espetáculo possa ter ainda maior sucesso aqui em São Paulo, ou em qualquer grande cidade, pois a polêmica proposta pelo texto faz sentido para o nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário