quarta-feira, 21 de julho de 2010

“I Love Neide”, uma cinquentona atrevida, com Eduardo Martini


No Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, em São Paulo, está em cartaz a comédia I Love Neide, de Pablo Diego e Marcelo Saback, com Eduardo Martini na pele e no figurino exuberante de uma senhora de 50 anos muito mau humorada e engraçada. Direção de Clarice Abujamra.

Com muita irreverência o ator Eduardo Martini, traz ao palco, mais uma vez, Neide Boa Sorte, abordando assuntos hilários do cotidiano, desde seu casamento com Waldisney, que a abandona e daí começam inúmeras recordações da personagem. A alma feminina, casamento e uma viagem a Salvador fazem parte do manual de sobrevivência desta tão indiscreta senhora. O ator Bruno Albertini participa do espetáculo, onde é sempre obcecado por Neide, enquanto entra ao palco para trocar alguns elementos do cenário. A platéia está efetivamente inclusa no roteiro da peça, quando Neide faz piadas e comentários do público.

Eduardo Martini é sem dúvidas um ator de comédia contemporânea, traz sempre aos palcos temas atuais, o roteiro de I Love Neide já foi feito há um bom tempo, porém foi reformado, tem novos comentários e o palco vem mais limpo. Não há cenário, tudo fica por conta da iluminação, que climatiza e nos faz imaginar os ambientes que não cobram cenário, apenas a luz leva o público ao lugar proposto pela direção e o roteiro.

O áudio é limpo, mesmo com toda a movimentação do personagem, que dança e impressionantemente rodopia sobre um salto alto, não há interferência na frequência do microfone. As expressões de Eduardo Martini transfiguram uma mulher bem mau humorada e intolerante, a dentadura que ele usa para compor Neide deixa sua voz muito mais engraçada. Esmalte vermelho nas unhas, cabelos bem penteados e exuberantes, vestido espalhafatoso, pois Neide Boa Sorte deixa bem claro que ser chic não é nada, quando ser rica é o melhor.

O ator equilibra-se sobre dois diferentes saltos, ele dança, canta, pula, com total liberdade no palco, mostrando sua versatilidade artística em frente a uma plateia disposta a dar muitas risadas com Neide. Ao final, a personagem consegue chegar ao seu compromisso, o qual se atrasa por ficar presa num banheiro, e em sua estréia num programa Neide Boa Sorte desce de uma escada dançando um animado som levando todo o público a cantar junto, é difícil ver que é um homem que faz tudo isso, que vem como uma vedete descendo os degraus com um vestido branco e plumas, porém o cômico é saber que é um homem, Neide não nos permite ficar lembrando de Eduardo, ela é uma cinquentona atrevida no palco e só ali podemos vê-la com tanta audácia.

O público participa muito da peça, os apoiadores e patrocinadores são parte do espetáculo e além do incentivo deixam o público ainda mais sorridente quando Neide os presenteia com surpresas. Recomendo I Love Neide a todos que querem dar boas risadas. No Teatro Ruth Escobar, todos os domingos, às 19:30h, até 28 de novembro.

Um comentário: