quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atreva-se, a comédia cinematográfica do teatro


Seria possível usar a expressão “um contemporâneo e inédito clássico cinematográfico nos palcos do teatro”? Acredito eu, que para falar de “Atreva-se”, sim! A peça de Maurício Guilherme, com o toque hilário da direção de Jô Soares, está em cartaz no Teatro das Artes, em São Paulo, e traz uma comédia em preto e branco, num “formato 3D” do cinema noir, para o teatro. No elenco a irreverência de Marcos Veras, Júlia Rabello, Mariana Santos e Carol Martin.

Maurício Guilherme tirou o texto da gaveta e revelou em sua película um emaranhado formado por três histórias cômicas, que parecem ser o que é, mas não são aquilo que parece ser. A história adapta-se a uma comédia noir, e torna-se rapidamente adaptável a isso. Na década de 40, os filmes noir (film noir, do francês, filme preto) surgiram nas telas como um novo modelo visual de exibição cinematográfica. E é neste molde que o espetáculo “Atreva-se” encontra o seu roteiro, o deslumbrante figurino, os gestuais, o cenário e o recorte das cenas.

Como todo antigo cinema, o lanterninha passa pela plateia com sua luzinha acesa. Mariana Santos deixa seus apagados e destemperados personagens da televisão para um grandioso texto cômico, em molde de stand up comedy, vai encaixando improvisos e apresentando figuras naturalmente irreverentes do público. Com um alto teor de humor, Mariana desfila um texto bárbaro e sem exageros, apesar do permitido e tolerável à comédia. Quando ela bate a claquete anunciando a primeira cena da história, Marcos Veras e Júlia Rabello destacam-se para além de um casal da vida real, mas um belo encontro teatral.
Com os objetos da sala de um casarão todos encobertos por panos brancos, para evitar o pó, e os quadros postos no chão, mostrando as marcas de anos pendurados na parede, o corretor de imóveis, interpretado por Marcos Veras, acentua a perfeição da casa, construída em frente a um parque municipal, com a arquitetura preservada, e a póstuma história de outras duas famílias que ali moraram em décadas passadas as de 1963, quando ocorre a cena. A casa é apresentada a compradora interpretada por Júlia Rabello, que contracena com o enriste dedo médio paralisado para o alto e o caolho do corretor.

Com as tiradas de humor, o sobretudo vermelho com os cordões dourados arrobustando os trajes da lanterninha, é anunciada a segunda cena, sob a batida da claquete. Esta é uma regressão para a cena que acontece na década de 20. Grandes quadros presos à parede, malas e baús Louis Vuitton e um imponente relógio imperando entre as janelas de vidros curtos e alto cumprimento. Ao lado esquerdo o telefone e a mesinha de madeira, combinando ao direito com uma bela cadeira e um prateado castiçal ao lado do rádio, ao meio um sofá de centro assentando o chapéu de Júlia e sua personagem, quando no alto acende o generoso lustre em preto e cristais, que transpassa a fumaça do cigarro aceso. Uma governanta, interpretada por Carol Martin, de longo vestido preto e cabelos gomalinados para o lado, cruza a casa revirando a poeira e assustando o homem medroso interpretado por Veras. O clima policial da história entre os irmãos que moram na mansão, envolve a sinistra governanta e entona o clímax com o fresco toque cômico que vai evoluindo junto à espetacular desenvoltura dos atores.

O autor tira da manga mais uma história para envolver a comicidade policial e entrelaçar as três cenas à fim de chegar a data da compra da mansão. Com uma tímida reformulada na sala, e os quadros renovados, o tom preto e branco recebe nova história na velha mansão. Duas primas aguardam com ânsia sincronizada a visita do amigo, que gira para mover-se em sua perna mecânica sobreposta num belo corte de smoking acalentando no peito um broche redondo do Presidente Roosevelt, por quem saúda. Neste cenário as duas almejam o mesmo homem, e por ele tramam um irreverente assassinato.

Na batida da próxima claquete é trazida de volta a cena da compra do imóvel, em que a personagem de Júlia Rabello aceita as chaves das mãos tratadas com luvas de couro pretas do corretor vivido por Marcos Veras. Desde aí começam o desenrolar das histórias e a descoberta da existência daqueles personagens, tão incitados pela inquieta lanterninha.
Não é difícil sentir-se como num cinema, sob a luz desfalecida em certas cenas e robustas em outras. A galante iluminação de Maneco Quinderé surpreende pelo efusivo trabalho retirado de seu vasto cartaz de espetáculos, e contrasta com o garboso cenário de Chris Aizner, que troca venustos figurinos do venerado Fábio Namatame. Para a trilha disso tudo, os sons modulados com abafamentos típicos, para a perfeita sonoridade da época, é obra de Eduardo Queiroz.

Os sobretons pretos, brancos e de prateados a cinzas caem aos veludosos e vistosos corpos cênicos de Júlia Rabello e Carol Martin, que emplacam mulheres de olhares férteis, capazes de brotar várias e gigantes personagens, encontradas em atrizes de semblantes e timbres tecnicamente cinematográficos, adentrados ao teatro. Mariana Santos traz em seus cabelos loiros, caídos pelo casaco vermelho, a única cor escapada do noir para a plateia, com a inteligência cômica acrescida por Jô Soares numa personagem que tornou-se de extrema importância para a acentuação do humor no espetáculo. Enfim, Marcos Veras é a caixinha de surpresa, que salta um personagem melhor do que o outro, carimbados pela astuta personalidade teatral do ator e sua digital evidentemente impressa a cada característica dos personagens. Este foi escolhido a dedo, como todos os outros, mas como o único homem sobre o palco, destaca a impostação e relevância de sua presença em cada cena. Ouso em dizer que ele é o Charlie Chaplin dos dias de hoje, de cara e gestos.

O texto de Maurício Guilherme reflete o genial suspense empoeirado de seus arquivos dos anos 90, para a magnitude de Luciana Sendyk, que colaborou com o tratamento e lapidação do roteiro. Está nos olhos de qualquer bom entendedor o primor do espetáculo e sua característica captada por ninguém melhor do que Jô Soares, amante das duas artes cênicas, do teatro e do cinema, que coloca um esquete de noir para um palco teatral. Isso é no mínimo sensacional.
O espetáculo é o brilho inspirador de clássicos do cinema como “Expresso para Berlin” e “Frankenstein”, além de outros, por suas paradas pitorescas e os clímax, além da incompatibilidade de fatos e confusões atreladas ao suspense, que logo tornam-se compatíveis, quando desenrolados. Como já dito, o cinema 3D sempre existiu, e ele chama-se teatro, eis em “Atreva-se” a personificação disto.

Algumas fotografias, de Priscila Prade, feitas em quadro e moldura, como as que ornam o cenário de “Atreva-se”, estão em exposição no bistrô “Paris 6”, com fotos do espetáculo. É possível fazer xixi sendo observado pelo único olho aberto do personagem de Marcos Veras. Ainda não sei qual é a sensação, mas certamente vale a pena compartilhar da urinada.

A produção é de Rodrigo Velloni, com realização da Velloni Produções Artísticas.  A peça está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Quintas e sábados às 21h30. Domingo às 20h. Os ingressos custam entre R$ 50,0 e R$ 60,0. A temporada esta prevista até o dia 2 de setembro na capital. Recomendo assistir, e depois dá uma passada no Paris 6, além das fotos, o cardápio é ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário