sábado, 7 de julho de 2012

Priscilla, Rainha do Deserto: Um ônibus, três drags e uma incrível viagem



O Brasil está no ponto alto de suas produções musicais, por aqui já passaram suntuosas produções, com requintes e detalhes minuciosos e que fazem brilhar os olhos do público. O que atualmente está brilhando, em todos os sentidos, é o musical “Priscilla, Rainha do Deserto”, que desde março, no Teatro Bradesco, em São Paulo, vem sendo sucesso de público e emplaca um roteiro sensível e muito animado.

Somos levados a dançar sob um imenso globo espelhado e que ilumina todo o grandioso Teatro Bradesco logo no início do espetáculo, com uma impecável overture levada pelo diretor musical Miguel Briamonte, fazendo brilhar das pontas de suas batutas sucessos musicais que há anos levam ao bailar das peruconas de drag queens e de quem quebra preconceitos para assistir o labo B da arte, que vem cada vez mais ganhando espaço no mundo teatral. Cada acorde é um prêmio de execução. Tudo é incrível, figurino, maquiagem, perucas, luz e cenário.

As Divas Priscila Borges, Lívia Graciano e Fabiane Bang, essa última substituindo Simone Gutierrez, descem, suspensas por um balanço, soltando das potentes cordas vocais os memoráveis sons de Glória Gaynor, Village People, Madonna, Cindy Lauper, e outros, entre os atos e reforçando o coro.

Leonardo Wagner, substituindo Luciano Andrey, interpreta Tick, a drag Mitzi, que reúne mais duas amigas drags para um show no Casino Alice, no deserto australiano. A veterana Bernadette, vivida por Ruben Gabira, toma conta dos palavreados cômicos do espetáculo e dá um banho de interpretação, canalizando em sua personagem o ritmo frenético daquelas atrizes de cabarés e vaudeville. André Torquato é o grande trunfo do musical, interpretando Adam, a drag Felicia, jovem e por demais aventureira, Torquato empresta seu largo sorriso e classe cênica para uma personagem marcante e de uma flexibilidade musical, num conjunto – canto e dança – fantástico.
As três drags, a bordo do ônibus Priscilla, viajam deserto adentro deixando o rastro de uma história irreverente e cheia de toques e retoques sensíveis. O ritmo do espetáculo não caí, e a cada ato uma grande surpresa sai dos graciosos e garridos figurinos, assinados por Brian Bustos e criação de Tim Chappel e Lizzy Gardiner. Tick, tem um filho, Benji, interpretado e docemente entoado pelo pequeno Lucas Cavalcante. Fruto de um relacionamento com Marion, interpretada pela espetacular Naíma, Tick leva o pretexto do show para conhecer o filho, o que não o torna menos drag, tampouco limita o amor do filho pelo pai.

O ônibus Priscilla sempre será a grande estrela do espetáculo, com 30 mil pontos de LED a lataria ganha a iluminação rosada que dá o tom ao show, e faz-se um cenário dinâmico evoluindo cores e muita riqueza em detalhes.

O filme, que estreou em 1994, levou a estatueta do Oscar pelo melhor figurino, e por incrível que pareça, após um ano em que o musical estreou na Broadway, sua versão veio para o Brasil, com toques tropicais, e enalteceu a beleza do roteiro original, elevando os tons e a beleza das cenas. O musical consegue ser uma adaptação mais bela do que o filme.

O livreto de Stephan Eliott e Allan Scott, ganham consistência com a direção cheia de plumas e paetês de Simon Phillips, e as pomposas coreografias de Ross Coleman e Andrew Hallsworth, sob as cores drags da luz de Nick Sclieper e Michael Waters. Tania Nardini é a diretora residente e também redesenha as coreografias reescritas por Fábio Marinho, em sua versão brasileira.
Nessa sublime produção de Almali Zraik, duas destacantes e irreverentes personagens deram, por minutos, gargalhadas constantes ao público. Andrezza Massei, por quem sempre tive grande apreço artístico, vive a destrambelhada e cômica Shirley, que com sua caipirice perambula o palco explorando o corpo para a graça do roteiro. Leandro Luna é Miss Segura, a drag que apresenta o espetáculo e encaixa certeiros cacos em seu script. Ele explora sua flexibilidade facial e corporal, para despertar um musical cheio de bom humor.

A oriental Lissah Martins, é Cynthia, esposa de Bob, interpretado por Saulo Vasconcelos. Cynthia é impulsiva, e realiza o sonho de dançarina num botequim à beira da estrada, usando sua potente vulva para levar ao público uma chuva de bolinhas de ping pong. Claro que tudo é um jogo de cena. Os atores formam um ótimo e irreverente casal, aliás, onde a irreverência deixa a desejar neste espetáculo? Em momento algum!
Todos os atores estão muito bem calçados aos seus personagens, e não deixam sobras nem ausências. O trio de drags é como a trinca de ases tão esperada às mãos de um jogador, e que escorre à mesa com o suor da bela jogada. Leonardo Wagner é um traço de brilho para o texto. Ruben Gabira é o auto dos vaudevilles,  e a ele aplaudo de pé. André Torquato é a estúrdia de um homem e mulher num corpo só, tem o tudo de um grande ator, voz, corpo e swing.

A arte das Drag Queens está contada e recontada em boas mãos, de forma leve e divertida, cheia de brilho e beleza, aos meus olhos é tudo estonteante.

O globo espelhado desce sob a plateia novamente anunciando o desfecho ao som de “Dancing Days” e “I Will Survive”, o grande hino. Deixei o vislumbrante Teatro Bradesco com o som nos ouvidos e a bolinha de ping pong nas mãos, e nela grafado o nome de uma obra prima dos palcos: Priscilla, Rainha do Deserto!

Fotos: Caio Galucci 

Nenhum comentário:

Postar um comentário