segunda-feira, 15 de julho de 2013

Todos os tons de Fafá de Belém


Eu fico procurando adjetivos pra Fafá toda vez que deparo-me com sua voz, mas ai vem aquela risada e toma todas as palavras. Fico com o inenarrável. Fafá é inenarrável. É a materialização da fé em voz, do amor em expressão. Fafá lança a cara e o peito em “Amor e Fé”!

Até o final do texto vou transparecer o quanto sou suspeito a falar do gigantismo dessa mulher, que por sinal, venero. Tudo que aprende-se com mãe é pra vida toda, eu aprendi a ouvir Fafá com a minha. Não foi uma lição dura. Foi viciante, sedutora e pacificadora.

Fafá tem um dobro de notas em seu nome, mas tem todos os tons na cabeça. Sua fé exala os olhos e empina-se aos mais belos versos. Fafá entrega-se ao divino tão pertencente a sua extensão vocal... que é um dos mais belos do universo. Cantar sorrindo é pra quem canta vivendo. Ela vive no palco.

Quando Fafá começa a sorrir no palco, é como se adentrássemos à sua casa. O coração fica mais jovem. Todo o resto padece.

Recentemente os “Três Tons de Fafá de Belém” chegaram às lojas. São os três LPs de maior sucesso da cantora. “Água”, “Banho de Cheiro” e “Estrela Radiante”. Três adjetivos que condecoram seus discos e soam sua personalidade. Quem mais irradia do que ela?

Revisitar canções de Fafá é revirar o baú da música e deparar-se com os tempos de glória, com o ponto alto das gravadoras, com o valor mais justo das nossas cantoras. Fafá me derruba! Reergue-me!

“Amor e Fé” vem recheado de quatro canções, parece colocar doce na nossa boca e tirar. Fico com vontade de ouvir mais... “Nossa Senhora”, vem com doçura e “Ave Maria” em bossa nova, vestindo-a do manto verde e amarelo. “Gracias a la vida” traduz toda a generosidade musical de Fafá e “Eu sou de lá”, composta pelo padre Fábio de Melo, coloca os pés da cantora em sua terra.

Fafá surge como a virgem e com os olhos cheios de interpretação na capa do EP... a profundidade do olhar lava-nos a embarcar aos seus anseios e a necessidade de comunicar-se por meio da canção.

Desculpe-me ser tão singelo com você, Fafá... mas, eu te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário