sexta-feira, 14 de maio de 2010

Após os palcos da Terça Insana, são “7 Conto” com Luís Miranda


O Teatro Cleyde Yáconis, no Jabaquara, em São Paulo estreou no dia 4 de Março a peça “7 Conto”, de Ingrid Guimarães e interpretação de Luis Miranda, que após os palcos da Terça Insana, mantém espetáculo solo com 7 personagens muito engraçados. São 70 minutos entre risos e a realidade, onde o ator leva para a comédia fatos de sua própria vida, a exemplo Dona Editi, que nasceu lá na Terça Insana, inspirada em sua mãe.

Claro que a peça não lhe arranca os 70 minutos ininterruptos de risos, é algo muito difícil fazer comédia, e fazer com que o público de risadas é ainda mais difícil. Porém nada que para essa dupla vinda de Sob Nova Direção, programa semanal que era exibido na TV Globo, seja um segredo. Ingrid Guimarães já tem por si só uma natureza engraçada, está sempre colocando os personagens a sua frente, o que aproxima o público ainda mais de seus textos, e este em especial nos leva ao teatro para ver 7 diferentes pessoas num só personagem.

O espetáculo usa também recursos multimídia, quando o personagem Detona, que ao contrário dos sensacionalistas da televisão, este é contra os pobres, defendendo os mais ricos. Já a personagem Carolina, uma atriz mirim negra, que vem ao palco com um vestido vermelho, fala com humor sobre o preconceito, e cita personagens do Wall Disney, porém falando “Valdisney”, uma forma satírica de escrachar a grande produtora, porém em pelo menos três comédias que já fui o roteiro continha o mesmo nome, acredito que é melhor esquecer um pouquinho do “Valdisney” pra não perder a graça.

Na peça há também um flanelinha bêbado, que já vem caminhando pela platéia enquanto imageticamente posiciona os carros nas vagas da rua, há uma senhora muito desbocada, mas que usa de seus palavrões para descontar a indignação do maltrato aos idosos, e tudo isso é tratado com bastante humor, mas ainda há algumas lacunas no texto, algumas vezes a comédia perde-se para um texto um tanto exagerado, como MC Dollar, um rapper que exalta o uso das grifes e acaba exacerbando um pouco na apresentação, o que pra mim forçou um pouco no humorístico, pelo tom do personagem diferir muito dos outros seis, o que acaba agredindo o texto.

A perspicácia que o ator Luiz Miranda tem de levar a realidade ao humor e retratá-lo no palco ganha uma aproximação maior com o público, fazendo-o rir de suas próprias situações, muitas vezes similares aos personagens. Dona Arminda, a senhora desbocada é a que mais arranca risos da plateia, o que é bem típico dos brasileiros, rir de palavrões, mas que no texto ficaram muito bem aplicados. Sheila é uma socialite muito fútil, famosa desde a Terça Insana, por querer se destacar na sociedade usufruindo de coisas “geneticamente modificadas”, como cita a personagem ao falar de suas histórias em viagens.

A comédia “7 Conto” fica até o dia 30 de Maio no Teatro Cleyde Yáconis, de quina à domingo, na Av. do Café, no Jabaquara. A compra de ingressos pode ser feita pela Ingresso Rápido. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário