terça-feira, 20 de julho de 2010

“IN ON IT”, um ensaio sobre a vida


A gente já vai chegando ao teatro e encontra os atores passeando pelo palco, as cortinas abertas e o palco cru. Assim é In On It, em cartaz no Teatro Eva Herz, no endereço literário mais nobre de São Paulo, a Livraria Cultura, na Avenida Paulista. O texto é de Daniel MacIvor, tradução de Daniele Ávila e a respeitável direção de Enrique Diaz. Desde sua estréia a peça tem sido sucesso de público, no Rio e em São Paulo, onde dois atores vivem 10 personagens, com poucos recursos cenográficos e uma nobre interpretação e impacto.

Certamente os mais versáteis e intensos atores em cartaz atualmente, Emílio de Mello e Fernando Eiras, transpõe aos seus personagens alegria, sedução, tristeza, desespero, entrega, começo e fim. Os dois interpretam o acaso que é tão certo, a vida e a morte, o tempo, a verdade e a mentira, vivendo um casal de homens que conta tudo que acontece, Ray, personagem criado na construção de uma peça que é escrita por um dos dois personagens, cujo não se revela nomes, dois amantes que terminam por flagelar suas famílias e a própria vida dos dois, sempre relacionada com as histórias contadas. Isso nos permite ver a vida sobre um palco, mostra que um autor revela-se num texto, tudo sem a total preocupação do que o público irá entender, mas cada um constrói uma história, ou a compreende como ela realmente é.

A grande sacada de In On It é o equilíbrio que toda a estrutura cenográfica propõe, além da emoção dos personagens que é sempre diferente com a do outro, eles apenas se olham quando falam da própria vida, pois quando vão ensaiar a peça que estão montando, ou relembrar desde quando se conheceram, não se olham, ficam de lado uma para o outro, ou de costas, permitindo sempre que a platéia os veja simultaneamente, sem deixar escapar qualquer expressão, ou as lágrimas que são incrivelmente derramadas por Fernando Eiras, e o sarcasmo e a irreverência das interpretações de Emílio de Mello.

A troca de cenas, consequentemente de histórias, é diferenciada pelo jogo de luzes, sempre bem marcada, delineando todas as cenas e velando a história com perfeccionismo. A iluminação é de Maneco Quinderé. Os atores vestem camisa e calça social, Fernando de gravata, além de um casaco, que também caracteriza a permuta de personagens e é motivo pra histórias, o figurino é assinado por Luciana Cardoso. Duas cadeiras, que são movidas pelos atores durante a peça, um tablado de madeira crua, todo o fundo do palco exposto e a estética fica por conta do show de interpretação, que compõe todo o cenário, contando com a imaginação do público, que participa, ri em momentos cômicos e se emociona quando tocados por algum assunto que ganha intensidade com a trilha sonora de Lucas Marcier, que soa muito bem no cenário de Domingos de Alcântara. Os movimentos, que dão graça e suspense, ação e ganham o espaço de frases, muitas vezes, foram ensaiados com a técnica de alexander, que permite a coordenação do corpo, conduzida por Valéria Campos e a consultoria de movimento por Marcia Rubin.

O público deixa o teatro com emoções diversificadas, reflexões, risos, críticas, e ainda recontam a história de diferentes maneiras. A produção de Enrique Diaz também conta com Henrique Mariano na direção de produção, Roberta Koyama como produtora executiva e Richard Santiago na direção de cena.

Recomendo que corram ao teatro e garantam seus ingressos que estão esgotando rapidamente a cada apresentação de In On It, que fica em cartaz até 5 de setembro, de sexta e sábado às 21h e aos domingos 18h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, na Av. Paulista.

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