sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“Nosso Lar” exibirá sessão para surdos, mas ainda é pouco


O filme que leva a direção de Wagner de Assis, como uma das maiores produções e bilheterias do cinema nacional, que já arrebatou mais de 3 milhões de espectadores, “Nosso Lar” chegará hoje ao cinema em São Paulo, no Cine Artlpex, do Espaço Unibanco do Shopping Frei Caneca uma sessão do filme com legendas especialmente para deficientes auditivos.

A grande crítica aqui não será sobre o filme, sim sobre o horário em que essa sessão será exibida, às 16:30, nesta sexta-feira, onde os surdos também trabalham, ou será que os mesmos precisam deixar o serviço mais cedo para acompanhar uma sessão em que torna-se quase que exclusiva, privando-se apenas a uma cidade, por enquanto, e nesta sala em específico? Sem dúvidas a importância das legendas num filme nacional deve-se ganhar âmbito nacional, São Paulo não é a única cidade que habita deficientes auditivos, além do mais o assunto precisa ser tratado com mais respeito, se há lugares reservados para cadeirantes numa sala, também precisa haver legendas, todas as especialidades precisam ser tratadas com total igualdade, somos todos moradores do mesmo planeta, pagantes dos mesmos impostos e garantidos pela mesma constituição.

O filme é baseado no livro de Chico Xavier, onde conta a história de André Luiz, interpretado por Renato Prieto, onde após sua morte acorda com sentidos comuns, sede, fome e frio, no umbral ele súplica para sair do purgatório e recebe a luz que o leva para o Nosso Lar, onde os espíritos têm a oportunidade de cura e regeneração. Nesta cidade ele pôde prestar todo apoio aos atendimentos espirituais e médicos, assim lhe é concebido o direito de ir à Terra visitar sua família, quando ele percebe que a vida continua para todos.

O filme caracteriza-se por sua sensibilidade e leveza, exprime toda a espiritualidade de Chico Xavier, a ótima produção da Cinética Filmes e Iafa Britz, conta com a distribuição da Fox Film do Brasil, a qual tem sido procurada e especulada por deficientes auditivos para que a exibição do longa-metragem com legendas passe também para os finais de semana e ganhe um projeto, onde todo o Brasil receba as sessões. Apenas uma exibição, dentro do horário comercial e numa sexta-feira aplica-se ao descaso às questões humanitárias, todas as pessoas têm direito ao entretenimento e acesso à cultura, porém este tem sido imoralmente violado.

A exibição será hoje (1) no Cine Artplex, do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e ficará até o dia 7 de outubro, às 16:30h. Outros filmes nacionais também já tiveram em suas versões legendas, como “Chico Xavier” e “Os Desafinados”, porém foi alegado pouco público, mas não há como exigir a presença dos surdos em apenas um dia, num horário comercial e em apenas uma sala. Aos que puderem comparecer é importante o incentivo à igualdade, legendar um filme não é um trabalho que eleve tanto os gastos, os filmes brasileiros têm ganhado sucessivos êxitos internacionalmente, vamos deixar a cultura individualista e despreocupada no lixo e dar acesso à todos os espectadores em todos os filmes. A cultura precisa de apelo, para ganhar mais respeito e espaço no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário