sábado, 15 de junho de 2013

Abençoado por Tom Jobim, o Prêmio da Música Brasileira destaca o melhor dos melhores


Aconteceu na noite de ontem (12) a 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira, encabeçado por Zé Maurício Macline. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e teve Tom Jobim como homenageado. Certamente, foi ele que abençoou os consagrados nomes indicados e premiados da noite. A música brasileira está calçando o número certo novamente.

Um time de maestros abriu os trabalhos no jeito mais triunfal possível para trazer de volta aquele chapéu pensante de Tom. João Carlos Martins, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Leandro Braga, João Carlos Coutinho e Cristóvão Bastos arrancaram das teclas brancas e pretas os dedos sagrados do mais célebre maestro do mundo.

Nana Caymmi subiu ao palco e cantou “Por Causa de Você”, sem dúvidas uma das maiores cantoras do Brasil. Ela espalhou pelo teatro sua voz numa canção tão íntima de seu tom.

João Bosco sapecou “Dindi”, a doçura de Céu caiu sobre “Insensatez”, Maria Gadú e seu jeito esquisito de perambular no palco renovou “Chega de Saudade”, Rosa Passos deu voz a “Inútil Paisagem”, Monica Salmaso e Leny Andrade cantaram juntas “Brigas Nunca Mais”, “Wave” ficou por conta da Banda Nova. Leila Pinheiro reviveu “Desafinado” e Tulipa Ruiz “Garota de Ipanema”, que eu daria pra outra garota, que talvez fosse mais a cara de Ipanema, ou que fizesse mais a alegria de Tom e do tom. “Sabiá” passou pela voz de Carminho e Antônio Zambujo.

Foi sensacional ver Cauby Peixoto arrebatar dois troféus. O melhor álbum de canção popular e o melhor cantor ficaram pra ele. Na mesma categoria concorreu Roberto Carlos, que deixou pra Cauby o título de “Esse cara sou eu”.

Vou pular Vitor e Léo, porque acho desnecessário comentar. Mas, estava lá e ganharam. Banda Eva, como canção popular. Ivete Sangalo, melhor cantora. Como se ninguém soubesse, não é?

Mas, o fato é, a Ivete é uma cantora impecável. Eu me simpatizo muito com a voz e o conjunto dela em cena. É uma mulher imponente e de voz imponente.

Moraes Moreira de volta ao topo, pra mim sempre esteve! Levou o prêmio de melhor cantor regional e a deliciosa Elba Ramalho melhor cantora regional. Elba veio com um álbum saboroso e cheio de características suas. Esse ela tirou do coração.

Zélia Duncan apresentou o prêmio vestida de mulherão, ao lado de Adriana Calcanhotto, que veio com um visual nerd. Zélia levou dois prêmios, indiscutíveis. Ela é um máximo!
Titãs e sua “Cabeça de Dinossauro” puseram a mão num colossal e Caetano Veloso, na mesma categoria, foi o melhor cantor. Cabelinhos brancos no palco e a voz mais serena e mais agradável do Brasil atualmente, tinha que levar esse “Abraçaço”, afinal, a expressão é dele. Até porque o homenageado do prêmio é Tom Jobim, um dos gênios da Bossa, e segundo o Caetano em uma canção deste disco: “A Bossa Nova é Foda”.

João Bosco na Música Popular foi o melhor cantor e a deslumbrante Maria Bethânia, que não pode comparecer, a melhor cantora. É evidente, se ela estava na parada, apenas como indicada não poderia ficar. Bethânia cravou um show de magnitude mil esse ano e a música tema do show também levou prêmio. “Carta de Amor”, de sua autoria, como melhor música, a canção que dá voz aos orixás e expressão aos sentidos e sentimentos.

Alcione, a voz mais eterna do samba e as unhas mais lobas do universo, levou o prêmio de melhor cantora de Samba. Vai sempre levar, não tem como não ser! Monarco, como melhor cantor de Samba. Nossa, que felicidade essa dupla no mesmo palco.

Deu um alívio ver isso tudo! Ainda mais depois dos sustos que a música brasileira andou nos dando... tem muita gente se aproveitando do título de “cantor” pra dizer que canta. Dá uma preguiça.

Tem muito veículo por aí anunciando que Gal Costa subiu ao palco e cantou “Se todos fossem iguais a você”, interessante que quem eu vi lá foi o Ney Matogrosso. Ele encerrou o prêmio. Gal anunciou uma faringite e foi substituída por Ney, às vésperas do show que fará no sábado em São Paulo. Mais uma vez, a faringite volta a atacar. Achei esquisito Gal ficar de fora das indicações... enfim!

Gostei do Cauby lá em cima, dois prêmios. Parabéns Thiago Marques Luiz, nunca vou cansar de aplaudi-lo por manter Cauby Peixoto como o ídolo da própria música. Pois, se a música tivesse voz própria, sairia por ai cantando Cauby à toa...

A lista completa de vencedores está no site do Prêmio:
http://www.premiodamusica.com.br/noticias/vencedores-veja-lista-completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário