quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pelas mãos de Deus, do filho ou de Gal, Baby do Brasil voltou


A santíssima trindade trouxe de volta ao mundo Baby do Brasil, que pra mim, é um dos maiores íncones brasileiros da música. O Pai, o filho e Gal Costa são responsáveis pelo retorno de Baby aos palcos, com direito a “aleluia”, cabelos azuis e a eterna Consuelo.

Eu acho que a forma mais irreverente de encontrar-se com Deus está feita pelas mãos dela, não falta-lhe com respeito, mas o lado crente, ou pelo politicamente correto, evangélica, aflorou ainda mais a espuletagem de Baby.

Quem ai não está lembrado de quando ela erguia os braços? O estouro que foi “Menino do Rio”, de Caetano Veloso? E alguém lembra-se de Baby sem a barriga e os peitos cheios de leite? Essa eu mesmo respondo, não!

Baby saiu cedo de Niterói, e escapou pra Salvador. Novinha, já sabia que queria cantar. E é isso, uma das coisas que mais me seduz em Baby, este caminho inverso que ela percorreu pra ser quem é. Baby saiu do Rio, pra Salvador!

Foi lá que conheceu a turma dos Novos Baianos, e o futuro marido Pepeu Gomes, um dos mais célebres guitarristas que este país já tirou de sua terra. Eles vinham numa pegada completamente diferente, arrastaram multidões em trios elétricos no carnaval de Salvador. Lançaram um dos melhores álbuns da música brasileira, o “Acabou Chorare”, e tornaram-se um dos grupos mais inesquecíveis de todos os tempos.

Eu cresci ouvindo a voz menina de Baby e hoje ouço a mesma voz menina com mais corpo. A voz de seios formados, já passada de sua primeira menstruação e desta vez com o solo do filho, sem o marido no palco. Pedro Baby, um dos filhos do casal, saiu ao pai.
Baby está melhor ainda, a voz sai rasgando e queimando o ar… não falta-lhe fôlego, é impressionante. Essa menina não para no palco, “A Menina Dança”, “Sem Pecado e Sem Juízo”, e com tudo azul. Não, melhor, com tudo roxo. Tanto faz, a luz reflete em sua marca maior, os cabelos, e desvela cores que até o Diabo duvida. Ops! Perdão, até Deus duvida!

Como é que ficamos tanto tempo nesse intervalo? Baby calou tudo… Mas o silêncio não duraria por muito tempo, sentiamos falta daquele estilo tão natural que qualquer brasileiro deveria trazer nas veias. Samba, rock, bossa nova e ainda samba de breque. O que é isso? Eram os Novos Baianos. Isso é a Baby de volta. Sem braços pra cima, mas com todas aquelas cores e cheia de disposição.

Pedro Baby, seu filho, está na banda de Gal Costa, no “Recanto”. Foi a ele que Gal indagou sobre a alegria que uma mãe deveria sentir ao subir num palco ao lado de um filho. Era a hora, de Pedro trazer a mãe de volta pra nós. Imagino Gal, quando seu filho, Gabriel, que já ganhou guitarras e violões da mãe, abrir-lhe o sorriso da música!

Os dois estão trazendo aquela mesma turma jovem de volta aos tributos da música de ontem, daquele ontem distante. Baby está com 60 anos! Como assim? O tempo em que saiu dos palcos, parece ter sido pausado por ela.

O momento é dela! Falem o que quiser, mas eu cresci ouvindo Baby, devo seguir ouvindo Baby. A galera está ouvindo Baby, como era antes.

Sábado, tem Baby do Brasil e Pedro Baby no Estúdio MTV, às 21h. Vamos reviver os bons tempos, porque há anos a emissora responsável pela música havia esquecido o que é música!

Baby do Brasil. Baby do mundo! Baby nossa…

Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário