terça-feira, 4 de junho de 2013

O imprevisto encontro dos Doces Bárbaros


É evidente, que apenas um imprevisto poderia unir novamente, em um só palco, àqueles que foram considerados os mais doces dos bárbaros. Considero-os hoje, embora cada um em sua banda, a ponta alta do gráfico musical brasileiro. Foi, sem dúvida alguma, uma das bandas que mais influenciou gerações e que partilhou de uma herança “irreencarnável”, vulnerável apenas às suas próprias vozes. Seria ainda possível vê-los de braços dados e entrelaçados em suas canções, que lhes parecem tão suas?

Maria Bethânia, a abelha-rainha, que ao mesmo tempo que destila um mel salivado de seu timbre, crava-nos na pele um ferrão de ardor incomparável ao assinar suas interpretações. Gilberto Gil, o expresso inviolável da canção, a gênese de uma composição quase que escrita só pela alma e os pés desnudos no chão, em suas ranhuras. Gal Costa, a nascente de um futuro que se recristaliza a todo período, uma água em que a fortuna é a jovialidade, a derradeira sensação do mais belo entoado dos cantos. Caetano Veloso, uma inspiração que beira a incredulidade, e que toca no divino, a bipolaridade das cordas, a composição dos rios miscigenados e o tom dos mais nobres e simples dos tons. Juntos, tornaram-se o salmo da Bahia em mundos!

O fato é, o grupo dos anos 70, da jazzística hippie e, as guitarras tropicalistas e os regionalismos, empedrou-se em um LP incomparável para a música brasileira. Em 1976 nasceu o filho da transa de quatro bálsamos assexuados entre si e completamente gozadores ao leito da voz do outro. Completavam-se como os mais belos dos belos.

Entre canções de Caetano e Gil, eis que surgiram as drágeas mais doces e embriagáveis daquele disco. Milton Nascimento e Herivelto Martins tinham o espaço de suas composições nas contas de cada guia dos Bárbaros.
Umbigos de fora, turbantes, cabeleiras e pés descalços. Vieram os documentários, naquela mesma década e em 2002 o ressurgimento da barbárie mais célebre e justa da MPB. Os quatro estavam de volta no jogral daquele mesmo álbum. Ao som do mar de Copacabana, e do arvoredo do Ibirapuera. Nas câmeras de Andrucha Waddington e na voz daquela multidão, as colossais canções retomavam o posto inicial. Sem umbigo de fora, desta vez, com o tal reinado e o tal respeito merecido!

A cena mais bela disso tudo transpassava ao período dos Deuses. Gal e Bethânia encontravam-se a sós, em frente ao sorriso lacrimejado de Gil e Caetano, no mais “Esotérico” dos passos. Em dobradas literárias, em sorrisos emblemáticos, na suavidade e na liberdade daquele som, as incomparáveis e volumosas vozes adentravam-se frente a frente. Um tântrico ato ecumênico e sexual entre as mais belas vozes do Brasil. Gal e Bethânia devoravam-se olho a olho com venustidade.

Quando, novamente, o som insaciável e que em momentos suponho fartar-nos de saudade, voltará ao terceiro ato?

Carreiras vivem em tempos, voltam-se aos próprios, em estilos trotados cada um em seu caminho. Gil está no palco de Bethânia, nas divisões de suas interpretações. Caetano, eis a reverência na direção do “Recanto” de Gal Costa. Cada homem, está de volta ao seu lar, no coração interminável de suas mulheres. É assim que vivem os mais Doces Bárbaros! Ora na arena, ora a arena em si.

Eu não sei, mas teria morrido pagão se não tivesse-os conhecido em quatro lados, enquanto eram quatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário